Av. Com. Pereira Inácio, 950, conjunto 206 - Jd. Vergueiro - Sorocaba

8 dicas para melhorar sua imunidade

1. Coma verduras verdes com frequência - Rúcula, agrião, espinafre, couve manteiga, alface, folha de beterraba. Os verdes folhosos são ricos em fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos. Esses compostos ativos desintoxicam o corpo neutralizando os radicais livres, inibindo enzimas que ativam substâncias cancerígenas e aumentando a imunidade. 

2. Coma alimentos integrais e ricos em antioxidantes - Dietas a base de alimentos integrais e alimentos in natura possuem nutrientes que fazem parte da resposta imune inata. Inclua 2 a 3 porções de frutas e 2 a 3 porções de legumes coloridos em sua dieta, diariamente. Quanto mais colorido, melhor! As Cores sinalizam a presença de fitoquímicos antioxidantes e anti-inflamatórios, como carotenos, polifenóis, flavonoides e antocianinas. 

3. Aumente o consumo de cogumelos frescos - Eles contêm selênio, vitamina D, antioxidantes e polissacarídeos que ajudam a regular a imunidade e reduzir a inflamação.

4. Gorduras saudáveis - Dietas ricas em gorduras não saudáveis prejudicam a imunidade. Os alimentos fritos e os que contêm óleo em excesso dificultam respostas imunológicas apropriadas. Por outro lado, um consumo moderado de gorduras saudáveis, como as encontradas em nozes e sementes, ajuda na absorção de vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K, que são cruciais para a saúde imunológica. Castanha do Brasil e sementes de girassol - são fontes de selênio. As sementes de abóbora fornecem magnésio e zinco. Ômega-3, uma gordura poli-insaturada, é encontrada em sementes de linhaça, sementes de chia e nozes.

5. Alimentos fontes de fibras - Grãos e legumes integrais fornecem fibras para um intestino saudável. Como o intestino é um importante centro de atividade imunológica, precisamos mantê-lo equilibrado. Esses alimentos também contêm vitaminas do complexo B e zinco. A aveia tem alto teor de B-glucana, uma fibra que é importante para o bom funcionamento do intestino e para imunidade.

6. Temperos e especiarias naturais - A cúrcuma é um antigo tempero, de cor vibrante, que contém a curcumina, um composto anti-inflamatório. Pode ser usada para dar às receitas uma cor dourada ou para fazer chá. O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. O alho aumenta as enzimas antioxidantes no ser humano e ajuda a eliminar as bactérias. O chá verde e o hibisco têm alto índice de antioxidantes, beba-os quentes ou frios, sozinhos ou com outras ervas/especiarias, como hortelã, canela, gengibre.

7. A melhor maneira de se manter saudável e com um sistema imunológico fortalecido - A atividade física regular moderada reduz a incidência de infecções virais e por bactérias. O exercício agudo estimula a transferência de células e componentes do sistema imunológico entre os tecidos linfoides e a corrente sanguínea. O sistema imunológico é baseado na constante criação e morte de células, quando mantemos essas células em um estado estável de saúde, podemos assumir o controle e defender nosso corpo da melhor maneira possível.

8. Boas escolhas para uma mente e corpo saudável - Nosso sistema imunológico é extraordinariamente capaz e complexo. Quanto mais aprendemos como nosso corpo funciona, mais preparados estamos para fazer boas escolhas para melhorar a qualidade de nossas vidas. Uma dieta saudável para nutrir nosso corpo, praticar atividades aeróbicas regulares, descansar e dormir adequadamente, controlar o estresse, tomar sol com frequência, manter-se hidratado e envolver-se em relacionamentos sociais saudáveis.

Por nutricionista Fernanda S. A. Franco.

Agende uma consulta