Osteoporose

Osteoporose corresponde a uma perda de massa óssea mais acentuada que ocorre mais comumente na mulher após a menopausa, mas que pode aparecer também em mulheres mais jovens com algumas condições ou mesmo em homens com algumas doenças ou que fazem uso de certos medicamentos.
Normalmente, alcançamos o pico de massa óssea por volta dos 30 anos e após isso, dependendo do peso da pessoa e do nível de atividade física, vai ocorrendo uma perda gradativa , que é acelerada após a menopausa. A chance de evoluir para osteoporose após a menopausa está relacionada a múltiplos fatores, mas os principais são pico de massa óssea, história familiar de osteoporose e fratura por osteoporose, peso, atividade física, entre outros.
A osteoporose pode levar a fraturas de fragilidade na terceira idade, principalmente de quadril, coluna e punhos. A fratura é causa frequente de perda de mobilidade e da qualidade de vida de pacientes idosos e traz acomplicações que muitas vezes levam ao óbito, por isso a importância da detecção, prevenção e tratamento do problema. A fase da prevenção começa com estágio que antecede a osteoporose, que é a osteopenia, em que o osso já mostra perda óssea mas de maneira menos intensa. Tanto na osteopenia quanto na osteoporose fazem parte do tratamento a atividade física, a reposição de vitamina D quando necessária e uma adequanda ingestão de cálcio. De acordo com o risco de fratura do paciente, que se avalia através múltiplas variáveis,  pode-se adicionar medicamentos específicos com o objetivo de reduzir o risco de fraturas.