Av. Com. Pereira Inácio, 950, conjunto 206 - Jd. Vergueiro - Sorocaba

Magro com síndrome metabólica. O real falso-magro.

Você é magro e tem alterações que normalmente aparecem em pessoas mais obesas como o diabetes, por exemplo? 

Saiba que isso acontece em até 20% das pessoas consideradas magras quando avaliadas apenas pelo IMC (índice de massa corporal) e esse número pode chegar a 40% em populações asiáticas.


Por que isso  acontece? 

Porque, apesar de aparenteremente serem magras,  elas apresentam excesso de gordura visceral, aquela que se acumula no abdômen, entre os órgãos, como no fígado na esteatose hepática.  Podem apresentar também um desequilíbrio na distribuição da gordura, com mais gordura visceral e pouca gordura periférica, como nos braços e pernas, por exemplo. A gordura visceral leva a diversas alterações cardiometabólicas, enquanto que a gordura periférica protege dessas alterações.  


Quais são essas alterações cardiometabólicas? 

Alteração da glicemia ou diabetes, hipertensão, alterações do colesterol e triglicérides. Esses fatores aumentar o risco de doenças cardiovasculares (infarto ou AVC).

Dessa forma, na avaliação clínica do paciente no consultório, o cálculo do IMC (Peso/Altura x Altura) não basta, sendo necessário utilizar outros métodos. O mais simples e acessível é a medida da circunferência abdominal, que é considerada alterada quando acima de 94cm nos homens e acima de 80cm nas mulheres. Existem outros métodos também, como a bioimpedância que avalia a distribuição corporal de gordura e outros métodos de imagem, mas a medida da circunferência abdominal já nos dá um sinal de alerta. 


Como ajudar esses pacientes?

O exercício é muito importante nesses casos, uma vez que o aumento da massa magra (músculos) melhora muito essas alterações metabólicas. 

A alimentação saudável sempre será importante, mas se possível perder um pouco de peso, na tentativa de reduzir essa gordura visceral. Perdas de 5% do peso já mostram redução da gordura visceral , melhora da gordura no fígado, da pressão, da glicose e do colesterol e triglicérides.

Agende uma consulta