Obesidade: uma doença crônica

Devemos entender obesidade como doença crônica. E o que significa isso? Significa que é uma doença que no momento não tem cura e  que irá acompanhar a pessoa pelo resto da vida.

Essa definição é importante porque tem implicações diretas no tratamento. Obesidade deve ser tratada como doença crônica, o que implica que o paciente necessitará de acompanhamento contínuo e, muitas vezes, tratamento medicacamentoso contínuo.

Por que isso acontece?

Uma vez que permanecemos por um tempo no peso mais elevado, nosso corpo se adapta nesse novo peso e o entende como o peso normal, por mais que ele faça mal para a saúde. Quando começamos uma dieta e perdemos peso, nosso corpo usa estratégias para voltar ao peso inicial. Ocorre aumento da fome e redução de gasto energético.

Ao engordarmos aumentamos o número de células de gordura, porém ao emagrecermos reduzimos a quantidade de gordura no interior dessas células, mas não o número delas, estando prontas para voltar a crescer.  Quando engordamos, com o aumento das células de gordura temos maior produção da leptina (hormônio que reduz a fome e aumenta o gasto energético) , porém  com resistência a ação  desse hormônio. Com a perda de peso e consequente  redução de gordura, a leptina cai, forcando a pessoa a comer mais e gastando menos energia. Outros hormônios de fome e saciedade também estão envolvidos nesse processo, todos no sentido de recuperar o peso perdido.  Com o emagrecimento ocorre ainda a queda do gasto energético tanto para atividades habituais quanto para o exercício, favorecendo o reganho de peso.

Por toda essa fisiologia envolvida na recuperação do peso, pode ser necessário múltiplas estratégias na manutenção do peso, com mudança de estilo de vida com importante papel, mas sem se esquecer que o uso de medicamentos pode ser necessário.