Pré-diabetes

O pré-diabetes descreve uma condição na qual os níveis de glicose no sangue são mais altos que o normal, embora não sejam altos o suficiente para serem diagnosticados com diabetes tipo 2. O pré-diabetes não apresenta sinais ou sintomas. Pessoas com pré-diabetes têm um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares (cardíacas e de circulação). Estima-se que 15 milhões (8% da população) de brasileiros têm pré-diabetes e correm alto risco de desenvolver diabetes tipo 2.  Sem mudanças sustentadas no estilo de vida, incluindo alimentação saudável, aumento da atividade física e perda de peso, aproximadamente uma em cada três pessoas com pré-diabetes desenvolverá diabetes tipo 2.

Existem duas condições que chamamos de pré-diabetes:

• A tolerância à glicose diminuída ocorre quando os níveis de glicose no sangue, após uma sobrecarga de glicose, são mais altos que o normal, mas não altos o suficiente para serem classificados como diabetes.
  • A glicemia de jejum alterada (IFG) ocorre quando os níveis de glicose no sangue são aumentados no estado de jejum, mas não altos o suficiente para serem classificados como diabetes.
  • É possível ter a glicemia de jejum alterada e a tolerância à glicose diminuída

Fatores de risco

Os fatores de risco para o pré-diabetes são semelhantes aos do diabetes tipo 2, que são:

• Excesso de peso - especialmente aqueles que têm excesso de peso ao redor da cintura (ou seja: mais de 94cm para homens e mais de 80cm para mulheres).
  • Sedentarismo
  • Ter triglicerídeos altos e HDL-C baixo (bom colesterol) e /ou colesterol total alto.
  • Ter pressão alta.
  • Ter histórico familiar de diabetes tipo 2 e /ou doença cardíaca.

Outras pessoas em risco incluem:

Mulheres com síndrome do ovário policístico .

Mulheres que tiveram diabetes na gravidez (diabetes gestacional) ou deram à luz um bebê grande (mais de 4,5 kg).

Raça/etnia de alto risco para DM (negros, hispânicos ou índios Pima);

Tratamento

Se você é diagnosticado com pré-diabetes, o tratamento envolve as mesmas mudanças de estilo de vida recomendadas para pessoas diagnosticadas com diabetes. Para a maioria, isso incluirá atividade física regular, alimentação saudável e, se necessário, perda de peso. As pessoas com pré-diabetes também apresentam maior risco de doenças cardíacas, portanto, o controle da pressão arterial e do colesterol e triglicerídeos  é importante.

Alimentação saudável

Um plano alimentar saudável individualizado para perder peso e reduzir o risco de diabetes tipo 2 deve incluir uma redução na energia total  (calorias) e na ingestão de gordura, principalmente alimentos com gordura saturada, como manteiga, laticínios integrais, carnes gordurosas, alimentos para viagem, biscoitos, bolos e doces. Em vez disso, escolha uma ampla variedade de alimentos ricos em fibras e com baixo índice glicêmico, como pães e cereais integrais,  oleaginosas, carnes magras, legumes e frutas. Para elaborar um plano de refeições adequado para você, visite um nutricionista.

Atividade física regular

A atividade física regular ajuda seu corpo a usar melhor a insulina e a se sentir em forma e saudável. Auxilia na queima calórica e no ganha e/ou manutenção de sua massa muscular, que é muito importante para uma boa captação da glicose. Procure fazer pelo menos 30 minutos de atividade física de "intensidade moderada" (como caminhada ou natação rápida) na maioria, se não todos,  dos dias da semana ou três sessões de 20 minutos de exercício de "intensidade vigorosa" por semana (como jogging, aula de aeróbica). Tente incluir algum treinamento de resistência duas vezes por semana para melhorar o funcionamento dos músculos, como exercícios com pesos corporais ou levantar pesos, como latas de comida.  O início de um programa regular de atividades - e a adesão a ele - costuma ser muito mais fácil juntando-se a um grupo ou amigo motivado para incentivá-lo a continuar. Antes de iniciar qualquer novo tipo de atividade física, sempre converse com seu médico.

O diabetes tipo 2 pode ser evitado?

Ser diagnosticado com metabolismo prejudicado da glicose não significa que você terá diabetes tipo 2, mas corre um risco 10 a 20 vezes maior do que aqueles com níveis normais de glicose no sangue.  Fortes evidências mostram que o diabetes tipo 2 pode ser evitado em até 58% dos casos na população de alto risco (pré-diabetes), comendo bem e se exercitando.

Como você sabe que tem uma dessas condições?

Qualquer teste de glicose, em jejum ou não, que mostre níveis de glicose no sangue acima do normal, precisa ser verificado mais detalhadamente. O médico pode, portanto, solicitar um Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG) para descobrir mais sobre o metabolismo da glicose do paciente. Os resultados deste teste de laboratório mostram quatro possíveis diagnósticos:

• Níveis normais de glicose
  • Glicose em jejum prejudicada