Av. Com. Pereira Inácio, 950, conjunto 206 - Jd. Vergueiro - Sorocaba

Qual o meu peso ideal?

Essa é uma dúvida bastante frequente dos pacientes que procuram o consultório. Apesar de exisitirem algumas definições de peso ideal, o que precisamos deixar claro desde o início, é que devemos discutir individualmente o peso ideal para cada pessoa. Devemos, na verdade, chamar de peso ideal e possível para você, considerando o seu peso inicial, suas tentivas passadas de perda peso, sua composição corporal, características corporais da família e a sua própria opinião do que considera um peso ideal. 

Dito isso existem algumas maneiras de se calcular o peso ideal. A forma mais simples é utilizando o cálculo do IMC (índice de massa corporal), que consiste em dividir o peso em quilogramas (kg) pela a altura em metros (m) ao quadrado. Logo, temos que IMC=Peso (kg)/Altura x Altura (m). Dessa forma, conseguimos classificar, de acordo com IMC, os pacientes como: baixo peso, peso normal, sobrepeso, obesidade grau I, obesidade grau II e obesidade grau III, conforme a tabela: 


IMCCLASSIFICAÇÃO
< 18,5Peso Baixo
18,5 - 24,9Peso Normal
25,0 - 29,9Sobrepeso
30,0 - 34,9Obesidade (Grau I)
35,0 - 39,9Obesidade Severa (Grau II)
≥ 40,00
Obesidade Mórbida (Grau III)


Podemos ainda considerar o peso ideal de acordo com o percentual de gordura do paciente, através da avaliação da composição corporal. Essa avaliação corporal total pode ser feita através de 3 métodos: medidas de pregas cutâneas, bioimpedância e dexa (densitometria corporal total). Sabendo a composição corporal do paciente, podemos inferir qual seria o peso ideal para tentar trazer o corpo para um percentual de gordura normal. O porcentual de gordura considerado normal pode variar de acordo com o sexo e idade do paciente, conforme as tabelas abaixo: 

% de Gordura Nos Homens

% de Gordura Nas Mulheres

Agende uma consulta