Tratamento medicamentoso da obesidade

O tratamento com medicamentos é auxiliar às terapias dirigidas a mudança de estilo de vida. Logo, não deve ocorrer prescrição de medicamentos sem a devida orientação e valorização das mudanças alimentares e de atividade física.   Porém, sabemos, que com frequência essas orientações não são suficientes para resultados substanciais de perda de peso, tendo a medicação papel importante no tratamento.

Tem indicação de  tratamento com remédios pacientes com IMC (índice de massa corporal) maior ou igual 30kg/m2 ou IMC maior ou igual a 25 ou 27kg/m2 na presença de complicações do peso (dependendo do medicamento), além de falha em perder peso com o tratamento  não medicamentoso.  Pode ser usado também em indivíduos com IMC normal, porém com com circunferência abdominal aumentada e com complicações metabólicas presentes. Asiáticos apresentam complicações metabólicas com peso menor e portanto podem ser tratados com IMC maior ou igual a 27,5kg/m2 ou com IMC maior ou igual a 23kg/m2 na presença de comorbidades.

Considera-se sucesso no tratamento uma perda de peso sustentada que seja capaz de reduzir complicações como diabetes tipo II, hipertensão e alterações do colesterol.  Reduções de pelos menos 5% do peso já trazem melhoras dessas complicações. É importante estabelecer metas realistas no tratamento e uma perda de peso de 5-10% em 6 meses é um  objetivo possível.  O sucesso a longo prazo depende de constante vigilância, mantendo as mudanças de estilo de vida continuamente e, muitas vezes, também o tratamento medicamentoso.